Artes Visuais

Link para o curso: http://ead.fav.ufg.br/

 
CALENDÁRIO FAV-EAD 2013 1º semestre (2013/1)

14 a 18/03: Matrícula no Portal do Aluno. 25/03: Início do Ano Letivo na UFG - Semestre 2013/1 (Abertura no AVA). 29 e 30/03: Feriado.

 06/04: Webconferência PARFOR. 12/04 e 13/04: Presencial UAB 2 (Goiânia). 21/04: Feriado.

01 e 30/05: Feriado.

07/06: Presencial Pró-Licenciatura. Defesas de TCC (Segunda Oferta). 21/06: Colação de Grau/Pró-Licenciatura.

19/07 e 20/07: Presencial UAB 2 (Polo) - Avaliação do semestre. 25/07 a 27/07: Presencial PARFOR (Goiânia). 31/07: Encerramento do semestre letivo 2013/1 na UFG (Fechamento do AVA).

CALENDÁRIO FAV-EAD 2013 2º semestre (2013/2)

09/08 a 13/08: Matrícula no Portal do Aluno. 20/08: Início do semestre letivo 2013/2 na UFG (Abertura do AVA).

07/09: Feriado. 13/09 e 14/09: Presencial UAB 2 (Goiânia). 12/10: Feriado. 18/10 e 19/10: Seminário de Arte e Pensamento Indígena.

02 e 15/11: Feriado. 22/11 e 23/11: Presencial UAB 2 (Goiânia) - Defesas de TCC.

10/12 a 11/12: Presencial PARFOR (Goiânia). 23/12: Término do Ano Letivo na UFG - Semestre 2013/2 (Fechamento no AVA).

25/12: Feriado.   
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Informações sobre o curso Artes Visuais

JUSTIFICATIVA

Temos como justificativa para o nosso curso a grande demanda por profissionais do ensino de arte no estado de Goiás. A proposta do curso Licenciatura em Artes Visuais – Modalidade a Distância FAV/UFG/UAB tem por princípio a formação ampla e aprofundada sobre arte-educação e cultura e sobre os aspectos políticos e éticos pertinentes à profissão de professor no Brasil. Em função do método escolhido, com a utilização de recursos tecnológicos computacionais e outros instrumentos, como o vídeo e a multimídia, os alunos terão no decorrer do curso o domínio das tecnologias de informação e comunicação, digitais e analógicas, que são imprescindíveis para a arte-educação atual.

O programa do curso visa ainda a construção do conhecimento de forma colaborativa, que venha a reforçar a arte e a cultura local como base do diálogo para as instâncias regionais, nacionais e internacionais. O ensino da arte também terá como foco, as diversas dimensões da formação do artista, tais como: a teoria e história da arte e a análise e prática da arte contemporânea, em toda a sua dimensão local da cultura brasileira. O curso procurará desenvolver nos estudantes a visão crítica do mundo artístico e de seus meios de produção, atualizando, também, o seu conhecimento em relação à história do ensino da arte no Brasil, suas influências e tendências metodológicas.

Esperamos poder formar professores (as) para atualização constante de informações na área de arte e cultura, por meio da construção de uma grande rede de colaboração e comunicação no Brasil, composta de professores da rede pública e das universidades, assim como de alunos dos ensinos Médio e Fundamental.

Destacamos, ainda, que a proposta do curso foi elaborada para que cada aluno (a) matriculado (a) possa, não somente ser consumidor e reprodutor de informação, mas principalmente ter capacidades para fazer pesquisa e constituir grupos de trabalho que produzam conhecimentos em arte, seu ensino e suas relações sócio-político culturais.

É muito importante lembrar que um curso de graduação pretende uma formação aprofundada de uma determinada área de conhecimento. Assim sendo, o curso de Licenciatura em Artes Visuais exige um esforço de desenvolvimento tanto teórico quanto prático por parte de cada estudante. Isso significa que teremos uma quantidade de leituras a serem feitas, reflexões a serem desenvolvidas, considerando que o estudante de EaD deve buscar sua autonomia nas suas formas de aprendizagem. Tanto a parte teórica quanto a parte da aprendizagem será avaliada em vários momentos e de várias formas.

Ao terminar este curso, lembre-se que a Faculdade de Artes Visuais oferece a possibilidade de formação continuada e pesquisa em diferentes níveis, tais como: cursos de especialização e mestrado em cultura visual.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem os seguintes objetivos:

1. Propiciar formação e bases ético-profissionais para atuação como professor(a) de Artes Visuais.

2. Proporcionar a discussão e crítica de teorias e práticas da arte e da arte educação;

3. Propor formas de articulação entre a escola, outros contextos educativos e comunidades, através do conhecimento, reflexão e divulgação da produção teórica e prática;

4. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar especificamente, do ensino de artes visuais;

5. Viabilizar a conscientização do aluno para agir dentro de princípios éticos, morais, legais e cívicos, promovendo o ser humano autônomo, como força de trabalho e capital intelectual.

6. Produzir materiais de apoio à prática docente e incentivar ouso de equipamentos e meios de informação e comunicação para a preparação das aulas;

7. Proporcionar condições de acesso ao curso aos estudantes portadores de necessidades especiais, por meio da proposição de estratégias e do uso de recursos didáticos que atendam às especificidades do caso.

ESTRUTURA DO CURSO

A estrutura curricular do Curso esta organizada em quatro eixos temáticos. São eles:

a) Eixo temático 1: Formação em Ensino de Arte; no qual conjugaremos a formação pedagógica, teórica e metodologia da relação educação e arte educação.

b) Eixo temático 2: Cultura, tecnologias e diálogos; neste eixo colaremos em diálogo conteúdos da cultura e da tecnologias que dialoguem com o ensino de arte na contemporaneidade. Podemos dizer que as preocupações multiculturais e das tecnologias contemporâneas estão neste eixo.

c) Eixo temático 3: Arte, estética e contextualização histórica; neste eixo temos a discussão dos aspectos históricos, estéticos, críticos da arte contextualizados na relação tempo/espaço.

d) Eixo temático 4: Construção e compreensão dos processos artísticos. Este é o eixo das linguagens propriamente ditas, mas não privilegia apenas a construção prática. Os ateliês serão propostos de maneira que o fazer seja conectado com a compreensão dos processos construtivos em diferentes contextos. O curso esta estruturado em 16 períodos letivos, organizados semestralmente, conforme calendário da Universidade e cronograma do Curso. Cada período letivo é composto por seis disciplinas, com exceção do módulo introdutório. Veja no Projeto Político Pedagógico como os diversos conteúdos estão organizados nos quatro eixos temáticos e como eles se conectam para articular teoria e prática como um todo no seu processo de formação em artes visuais.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC consiste na elaboração de uma monografia desenvolvida pelo acadêmico, com base do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar. A elaboração do TCC mostrará o domínio de parte significativa do conteúdo programático do curso, inclusive no que se refere aos aspectos metodológicos da elaboração de uma monografia. O TCC será avaliado em comissão composta por professores, e os trabalhos aprovados integrarão o acervo da biblioteca setorial da Faculdade de Artes Visuais e biblioteca dos Pólos. A defesa do TCC integrará atividades dos encontros presenciais ou semi-presenciais e será assistida por alunos do curso, disseminando assim as pesquisas desenvolvidas.

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Faculdade de Artes Visuais - Universidade Federal de Goiás
FAV/UFG
Campus II - Samambaia - Caixa Postal 131 - CEP 74001970. Goiânia - GO
Fone: (62) 3521-1382