Inscrições: período de 08/08 a 26/08/2012
Matrículas: 10/09 a 14/09/2012
Semana no Polo: Opcional -22/10 a 26/10/2012
Início das aulas no AVA: 29/10/2012
Link para o curso: http://ead.cepae.ufg.br/
Tutora: Rozilda Maria
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ALUNOS QUE CONCLUÍRAM O CURSO DE
EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA - 1ª Edição- 2009/2010
01- Adélia Maria da Costa
02- Alex Alessandro da Silva Mendes
03- Aline Maria de Araújo
04- Ana Lúcia dos Santos Amaral
05- Aparecida Regina de Queiroz Reis
06- Cezamar Manoel Martins
07- Claudete Madalena Valadão
08- Cláudia Regina M. Urzedo Costa
09- Cleide Lucia dos Santos Silva
10- Cleonice de Souza R. Gonçalves
11- Creusa Alves da Cruz
12- Edivânia Capel F. de Melo
13- Elimary Apª Barbacena Paiva
14- Elisângela Leles Lamonier
15- Elizabete de Jesus
16- Elizima de A. Vilela Menezes
17- Flávia Gomes de Souza
18- Hellen Carolina R. Santos Silva
19- Joana Darc Pereira
20- Lucilene Rodrigues de Moura
21- Olímpia Vaz dos Santos Silva
22- Poliana Barbosa Moreira
23- Regiane Cristina da Silva
24- Rosângela dos Santos Araújo
25- Suely Moreira da Silva
26- Suely Nominato de Souza
27- Suriá Ferreira R. Dias Lima
28- Uélida Azevedo de Amorim
29- Valdelice Maria Rocha
30- Valdevina Aparecida de Paiva
31- Valdimara Batista Sobrinho
32- Vilma Maria de Lima Araújo
33- Vilma Rosa da Silva Teles
34- Walquíria Borges Melo
Informações sobre o curso Educação Integral e Integrada
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O Curso de Educação Integral e Integrada é um curso de formação continuada de professores de educação básica, formado por módulos e com carga horária total de 260h. Ofertado na modalidade a distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é semipresencial com atividades desenvolvidas nos polos de apoio presenciais da UAB, visa formar professores e profissionais da educação capazes de compreender e implementar programas de Educação Integral e Integrada nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica no País.
OBJETIVO E FINALIDADE
O curso objetiva formar gestores e professores do Ensino Básico nos pressupostos teóricos e práticos da Educação integral/Integrada, alunos dos cursos de graduação e outros profissionais de educação, para o desenvolvimento e implementação de programas de educação integral nas escolas.
A formação tem como finalidade:
• Promover a discussão sobre Educação Integral e Integrada nos ambientes escolares;
• Incorporar conteúdos de Educação Integral e Integrada nos currículos universitários;
• Estimular as escolas e demais profissionais da educação para participar da construção de estratégias pedagógicas e de gestão intersetorial para a implementação da Educação Integral e Integrada;
• Promover e estimular pesquisas e produção de novas tecnologias e materiais didáticos para a implementação da Educação Integral/Integrada;
• Preparar os profissionais da educação nos conteúdos e instrumentos de execução dos Programas Mais Educação e Programa Saúde na Escola.
MÓDULOS
• Conceitual: EAD e Ferramenta Moodle (24h)
• Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil (20h)
• Educação Integral e Integrada: Reflexões e Apontamentos (20h)
• Políticas Pedagógicas (20h)
• Políticas Públicas (20h)
• A Escola e a Cidade (20h)
• Educação Integral como Arranjo Educativo Local (20h)
• Projeto de Intervenção Pedagógica (36h)
• Fundamentos da Educação Integral (20h)
• Práticas Pedagógicas Enquanto Práticas Sociais (60h)
METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
A metodologia será desenvolvida de forma semipresencial com encontros presenciais, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, na plataforma Moodle. O curso estará disponível também offline via material impresso e multimídia.
A metodologia do curso contemplará o desenvolvimento de um percurso individual de aprendizagem, no qual o aluno compõe a sua trajetória mediante opção pelos módulos da formação. Dessa forma, o aluno poderá qualificar-se em nível de Extensão (mínimo de 40h + Módulo I) ou Aperfeiçoamento (260h).
O módulo I do curso é obrigatório e pré-requisito para todos os outros módulos da formação. Para que o cursista obtenha o certificado do curso no nível de Extensão, deverá cursar o Módulo I (24h), mais outros módulos de no mínimo (40h). Para que o cursista obtenha o certificado do Curso no nível de Aperfeiçoamento deverá cumprir o total de (260 h).
O processo de avaliação do curso deve atender ao objetivo geral de contribuir para a melhoria contínua do desempenho tanto da coordenação, quanto dos docentes e discentes do curso. Para que isso ocorra, é necessário que haja a sensibilização de toda a comunidade envolvida para o papel e a relevância da avaliação que se pretende desenvolver, pois só assim o processo de autocrítica pode construir coletivamente o compromisso com a melhoria das condições de realização e da qualidade.
Do discente será exigida em todas as disciplinas/módulos, a aplicação de no mínimo dois instrumentos de avaliação da aprendizagem, sendo um deles escrito e individual. Será considerado aprovado no curso o aluno que cumprir os seguintes requisitos:
• Frequência mínima de 70% em cada disciplina;
• Obtenção de notas superiores ou iguais a 7,0 em cada disciplina/atividade.
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
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Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
CEPAE - UFG
Campus Samambaia, Caixa Postal 131 CEP: 74001970 Goiânia-GO
Telefone: (62) 3521-1026 / (62) 3521-1083
http://www.cepae.ufg.br/
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