Curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - ETAEB
IMPORTANTE:
Para os alunos que devem documentos na coordenação do Polo Iporá.
A coordenação do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia/UFG entrou em contato conosco (Polo Iporá) solicitando os documentos que vocês estão devendo. E também pedem para avisá-los que não poderão apresentar as monografias com débitos de documentos.
Providenciar a documentação (Diploma e Histórico Escolar do curso de Graduação) o quanto antes e enviar para a coordenação do Polo em Iporá.
Atenciosamente,
Grupo Gestor
Polo UAB em Iporá/GO - 64-3603-2556
______________________________________
Informações do Curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia - ETAEB
OBJETIVOS
O curso de especialização Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia caracteriza-se por debater questões essenciais da tecnologia aplicada à construção do projeto de ensino de Biologia colocando em pauta:
Objetivo Geral:
Socializar saber para permitir que ocorram processos de melhoria da qualidade da educação, elevando as competências dos professores no exercício do magistério em região carente em formação no Brasil, onde os profissionais possam ter formação específica em biologia com ênfase em aspectos microscópicos, moleculares e tecnológicos para permitir expansão educacional em ensino à distância.
Objetivos Específicos:
• Investigar a relação ciência/tecnologia/educação no âmbito educacional.
• Refletir sobre as políticas necessárias para a melhoria de condições de trabalho, incentivo à produção acadêmica e científica no âmbito da escola fundamental e da escola de ensino médio, como incentivo à construção da escola como espaço de qualificação docente e formação humana.
• Discutir propostas de formação de grupos de estudos, como ação de qualificação continuada e desenvolvimento do trabalho docente, via Projetos de Trabalho on-line.
• Contribuir nos processos de melhoria da qualidade da educação;
• Avaliar a realidade econômica, política e sócio$cultural brasileira no sentido de situar a prática educativa e as relações estabelecidas no contexto social e educacional;
• Intervir na organização e no trabalho escolar com competência técnica, autonomia e compromisso político;
• Discutir os conteúdos biológicos necessários à formação dos alunos, estabelecidos nas Diretrizes da Educação Básica e dos Parâmetros Curriculares Nacionais;
• Produzir conhecimentos científicos, biológicos e tecnológicos na área educacional, tomando como referencial os problemas gerados a partir da prática educativa;
• Estabelecer tecnologias de ensino que proporcionem melhoria na qualidade do processo ensino$aprendizagem em ciências e em especial em biologia;
• Agregar valor à prática educativa para qualidade do ensino de ciências e biologia de forma participativa e inclusiva;
• Prestar assistência a escolas e centros comunitários que desenvolvam ensino;
• Promover capacitações de pessoal em seus aspectos técnicos e científicos voltados para educação e socialização em ensino de ciências e biologia.
ESTRUTURAÇÃO DO CURSO
O curso está estruturado em 1 módulo introdutório seguido de 4 módulos específicos, totalizando 640 horas.
____________________________________________
Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás
ICB/UFG
Campus Samambaia, Caixa Postal 131, CEP 74001970 - Goiânia - GO
Fone: (62) 3521-1078 / Fax: (62) 3521-1190
http://www.icb.ufg.br/